BLOG IT2Tax

Tax Transformation: a tendência que está mudando a área tributária das empresas

As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) vieram mudar para sempre o modo como vivem os, nos relacionamos, criamos, aprendemos e produzimos. Nas empresas, a transformação atingiu todas as áreas, do atendimento à tomada de decisões, do almoxarifado ao RH.

Particularmente, a área tributária, antes considerada quase um custo fixo das empresas vem migrando de simples back office para um papel mais estratégico nos negócios. Com a implementação de novas tecnologias, processos e competências, no processo nomeado “Tax Transformation”, o setor tributário, antes pautado por obrigações como análise da legislação em vigor, cumprimento de obrigações acessórias e apuração de tributos, vem ampliando seu foco e ganhando posições estratégicas.

Nesse processo, o setor assume uma atuação mais proativa, antecipando possíveis dificuldades e aprimorando a gestão fiscal. Essas mudanças transformam a área tributária num centro de produção de informações estratégicas, passando a ser percebida como parte do próprio objeto da organização, apoiando inclusive a tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Tudo isso só é possível porque Tax Transformation causa mudanças substanciais na jornada e tempo gasto com determinados trabalhos pela equipe tributária. Dessa forma, o tempo que antes era gasto com inserção manual de dados, produção de planilhas e cálculos passa a ser usado para ações mais estratégicas e as pessoas envolvidas tornam-se mais atentas e voltadas às oportunidades que se apresentem para o próprio negócio da empresa.

Analytics e RPA: tecnologias por trás de Tax Transformation

Ponto central na implantação da transformação digital na área tributária numa empresa, o uso de ferramentas de Robotização e Automação de Processos (RPA) é responsável por grande parte do ganho de produtividade da área tributária, assim como em outros setores empresariais.

Por RPA entendemos a automatização de tarefas, ou seja, a eliminação de tarefas repetitivas ou operacionais, por meio do uso da tecnologia. Presente em vários graus, essa automatização pode ser desde um simples uso de planilha para cálculo, até processos totalmente automatizados de mineração de dados, por exemplo. Entre as soluções mais potentes de RPA do mercado podemos citar UiPath, Blue Prism e Automation Anywhere, mas há empresas inclusive que desenvolvem internamente suas próprias ferramentas de automação.

Outra habilidade cada vez mais exigida dos profissionais e da área de tributário é a análise de dados. Para a empresa interessa, principalmente, a transformação desses dados em insights para o negócio.

Para produção desses relatórios, os profissionais precisam trabalhar com ferramentas de data analytics e business intelligence, como Tableau e Power BI, por exemplo. Não é exagero dizer que todo profissional da área fiscal tende a se tornar um verdadeiro cientista de dados ou correrá o risco de ficar ultrapassado.

Benefícios da transformação digital em Tax

Além dos benefícios já citados sobre a Tax Transformation para as empresas, podemos destacar ainda os seguintes:

  • Melhoria e sustentação da performance da área, gerenciamento de riscos e agregação de valor à empresa;
  • Obtenção de melhores combinações de tecnologia, pessoas e processos;
  • Automatização de processos repetitivos e burocráticos, permitindo que tarefas mais simples sejam executadas com maior segurança e em tempo reduzido;
  • Diminuição de custos e riscos por meio da robotização e automação de atividades, permitindo uma maior eficiência das atividades, diminuindo riscos e reduzindo custos;
  • Fornecimento aos gestores de informações mais precisas e úteis, em intervalos mais curtos, facilitando o planejamento e a tomada de decisões mais estratégicas e eficazes.
Fale conosco
Fale com a gente pelo Whatsapp!