BLOG IT2Tax

Mindset na prática: mudando a mentalidade dos profissionais de tax

Nos últimos anos a palavra “mindset” ficou famosa e não é para menos: descobrir como transformar nosso mindset pode ser a diferença entre termos uma carreira de sucesso ou uma mediana.

Há muitas traduções para mindset: “mentalidade” ou “programação da mente”; mas o importante mesmo é saber que se trata do modo como pensamos, agimos e reagimos às situações. Ou seja, o modo como nos comportamos e sobre nossa capacidade de superar e reagir a situações adversas.

Trazendo para o cotidiano, na área fiscal e tributária, temos presenciado uma grande mudança de mindset. A área que antes era vista como portadora de “más notícias” (impostos a pagar e novas leis a se adaptar) vem paulatinamente conseguindo transformar seus dados brutos em informação estratégica, trazendo insights que dificilmente outras áreas são capazes de trazer ao negócio.

Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que o mindset dos próprios profissionais de tax passe por uma transformação radical: sair da mentalidade de uma área responsiva, voltada a tarefas fixas e rotineiras e abraçar a percepção de um profissional dinâmico, capaz de filtrar e analisar a grande quantidade de informação recebida, transformando-as em novas ideias e descobertas capazes de fazer o negócio como um todo avançar.

Tipos de mindset: qual o seu?

Existem, segundo a psicóloga Carol S. Dweck, autora do livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, dois tipos de mindset: o progressivo e o fixo. O primeiro tipo é aquele que se enxerga em constante mudança, enquanto o fixo é aquele que entende que cada pessoa nasce com seus próprios dons e só terá sucesso fazendo uso desses dons.

Como ativar o mindset de crescimento

Esses dois tipos de mindset não são estanques. Não é porque em determinado momento nos vemos com um mindset fixo que não podemos transformá-lo em um mindset de crescimento. Para fazer essa “transição”, existem alguns gatilhos:

Tenha generosidade consigo: Aprenda a olhar para si mesmo com generosidade e acolhimento. Perceba que está num caminho longo, mas seguro, em que nem tudo vai sair do jeito ou no prazo que se espera, mas que, corrigindo rumos e mudando estratégias, você atingirá seus objetivos.

Não desperdice seus erros: Erros são chances de aprendizado, pois mostram em quais pontos podemos nos aprimorar e agir diferente. Não existe pessoa de sucesso sem uma trajetória de erros e superações.

Desenvolva novos hábitos: Aquilo que fazemos repetidamente traz resultados, sejam eles bons ou ruins. Observe sua rotina e encontre hábitos que contribuam para o seu crescimento. Quais dos seus hábitos te distraem? Quais te dão energia? Selecione e priorize. Um bom hábito pode ser dedicar alguns minutos do seu dia para avaliar e anotar suas realizações e aprendizados.

Mude seu olhar: Tenha consciência de que é comum ter pensamentos negativos. O importante é não deixar que a negatividade tome conta da sua rotina e te impeça de arriscar ou sair da sua zona de conforto. Tente observar em quais momentos surgem pensamentos negativos e encontre formas de minimizá-los, de não dar voz a eles. Por exemplo, ao perceber um pensamento de que “algo não vai funcionar”, você podetentar sobrepô-lo por um pensamento que te diga: “vou fazer de tudo para que isso funcione”. Esse é um passo fundamental para a reprogramação do seu mindset.

Tenha um plano: Onde você quer chegar daqui a 1 ano? E daqui cinco anos? Encontre um plano de curto, médio e longo prazo e inclua nele ações na sua rotina. Se não souber por onde começar, divida o objetivo em metas menores e coloque datas próximas. Não se esqueça de dar recompensas a si mesmo após cada etapa conquistada.

Benefícios do mindset de crescimento para os profissionais de Tax

Sucesso profissional: Estar preparado para as mudanças e obter bons resultados mesmo em situações adversas é tudo o que as empresas querem de seus colaboradores. A mudança no mindset é um dos quatro pilares do Tax Transformation, que busca aprimorar as áreas fiscal e tributária das empresas.

Relações melhores com colegas de trabalho, parceiros, e até mesmo em relações pessoais: A mentalidade voltada ao crescimento ajuda a superar conflitos e te coloca em um lugar de escuta e realização.

Mente saudável: adaptar a mente para lidar com problemas ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Desafios que antes pareciam intransponíveis deixam de ser assustadores e criar soluções criativas para problemas se torna mais fácil.

Tags: Mindset, Mudança de mindset, hábitos eficazes, sucesso profissional, tax, tax transformation, fiscal, tributária

Fale conosco
Fale com a gente pelo Whatsapp!